Drum Magazine de 2007 com The Rev

16-04-2020 02:39

Em 2007 a renomada revista de bateria Drum Magazine fez uma entrevista gigante com The Rev falando sobre si, a banda, influências e muito mais, confira abaixo:


Jimmy Sullivan: A Vingança do Avenged Sevenfold

Por: Andrew Nusca // Fotos: Neil Zlozower

Jimmy Owen Sullivan está olhando para seus pés. É uma tarde de derretimento único em julho (Nos Estados Unidos essa época é verão) e o baterista do Avenged Sevefold se atrapalha com os dedos com suas unhas pintadas de preto dentro de um estúdio discreto e com ar-condicionado, na 23ª rua em Manhattan. The Rev, como os membros da banda o chamam, está claramente desconfortável, feito ainda mais pela maneira como ele deixou cair suas costas com uma tatuagem em preto, ele com mais de um metro e oitenta de comprimento, no sofá preto de couro, encostado na parede traseira à prova de som. O tilintar da variedade de jóias de metal em torno de seus pulsos é um dos dois sons tonais da sala. O outro é um tique taque silencioso do mecanismo dentro da paleta do CD, com um metro e meio à direita. Ele não disse nada; ficou em silêncio desde que entrou na sala e agora parece ainda mais distante, olhando além da camisa polo rosa de seu gerente preocupado para o outro lado do copo, além das fileiras de controles deslizantes na mesa de som, onde fica uma coleção de microfones amontoados e cobertos com uma lona. O Rev sabe que é apenas mais um dia no processo de gravação do álbum de acompanhamento de sua banda no City of Evil, um híbrido de hard rock / metal certificado em ouro, mas ver esses microfones o distraiu da tarefa em questão.

Já faz muito tempo que o The Rev. passou muito tempo escrevendo e gravando faixas básicas para o álbum, e apenas alguns dias antes, seu iPod ficou louco, vaporizando 4.500 músicas raras e vintages que ele havia guardado para inspiração. "Não me dou muito bem com a tecnologia", ele professa, braços abertos em sinal de rendição. Mas há um tipo de tristeza em suas palavras, um desejo por tempos mais simples ecoou no sentimento que foi evocado quando ele viu os microfones em sua prisão de vidro no estúdio. Para certas pessoas, é um momento de distração em uma semana ocupada. Mas para The Rev, seu lamento é um momento desprotegido da verdade: The Rev só quer tocar. E ele está preso no estúdio por muito tempo.

COMEÇOS:
Para um baterista tão ávido, The Rev iniciou sua carreira musical com as palavras mais irônicas: "Não". Com apenas cinco anos de idade, o nativo de Huntington Beach, Califórnia, foi forçado por seus pais a fazer aulas de piano e bateria com o objetivo de aprender um instrumento, qualquer instrumento. O pequeno Jimmy resistiu com toda a paixão que uma criança pode reunir. "Eu lutei contra eles", diz ele. "Mas eu sempre fiquei meio interessado."

Esse tipo de resistência e curiosidade constantes fazia parte do que inspirou o The Rev a continuar sua educação musical. Ele começou as aulas aos dez anos de idade "em aulas de bateria por correspondência - um pedaço de merda", diz ele, rindo. "Comprei meu próprio kit um ano depois." The Rev começou com o que pode ser visto como um coquetel incomum de fundamentos básicos de bateria para um aluno do ensino fundamental: rudimentos, composição e thrash metal. "Comecei a aprender coisas como o Metallica", diz The Rev. "Comecei a transcrever essas coisas. Comecei com Carmen Appice e noções básicas rudimentares e treinamento técnico. A música que eu ouvia era metal, então comecei a transcrevê-la. " Foi uma subida a partir daí. "Comecei a lidar com coisas mais difíceis. Comecei a me interessar mais rápido, primeiro Pantera, depois Slayer, clássicos como esses. Então eu comecei a entrar no progressivo - Dream Theater e Rush. Então comecei a me divertir, com Dave Weckl e Terry Bozzio. Eu tentei pegar o máximo de coisas possíveis com todas essas influências. Então entrei para um conjunto de percussão no Harbor College, em Los Angeles, da sexta à oitava série. " Não demorou muito tempo para o The Rev impressionar seus colegas. Afinal, se ser baterista em uma banda punk impressionou suas colegas de classe, imagine o que um arranjo de bumbo duplo antes da puberdade pode fazer. "Eles adoraram", diz ele, sorrindo. "Quando você toca com bumbo duplo e está no ensino médio, ninguém consegue acreditar. Comecei na sexta ou sétima série. Mas ninguém nunca me ensinou, então eu realmente não acho que nunca fui capaz de ficar em um só lugar e eu gosto da emoção de sair por aí e tocar ao vivo e de todo o estilo de vida que o acompanha, descobrir como aumentar sua resistência e para fazer apenas dez semicolcheias o mais rápido que você quiser até muito mais tarde, até que eu tivesse mais ou menos 19 anos". The Rev diz que começou a desenvolver seu próprio estilo de tocar - e de composição - entre dez e dezesseis anos, reforçado pela base técnica que ele desenvolveu enquanto estava sob a tutela da professora Jeannette Wrate, do LA Harbor College. "Ela foi muito influente em eu ser um músico em geral", diz ele. "Ela me levou para o seu conjunto de percussão, que meio que acabou sendo uma banda, e ela me ensinou sobre teoria musical e teoria da bateria. Ela sempre me incentivou e nunca deixou de me indicar que achava que eu tinha muito potencial como baterista. Eu acho que muitos instrutores de bateria não influenciam você a tentar escrever música; eles se concentram principalmente na bateria, sabia? " Esse apoio foi crucial para o desenvolvimento dos fundamentos por trás de seu estilo atual de tocar. "Foi muito importante porque acho que o treinamento técnico pode ajudar a acelerar o processo de aprendizado", diz The Rev. "Por exemplo, o que levaria alguém sem treinamento profissional demorar um ano pra aprender com alguém com boas instruções, aprender em um mês. Pode acelerar muito o processo. "

DE PUNK A PANTERA:
No segundo ano do ensino médio, The Rev demonstrou interesse por garotas e o abandono imprudente em tocar com bandas de punk rock em festas. Longe do aluno ideal (ele foi expulso em 2000 por "uma série de infrações comportamentais"), The Rev começou a colocar sua energia com força total na cena florescente, iniciando o Avenged Sevenfold com seu som metalcore com os amigos de infância M. Shadows e Zacky Vengeance e usando o nome artístico "The Reverend Tholomew Plague". Synyster Gates foi adicionado logo depois. "Sempre fomos melhores amigos quando crescemos", diz ele. "Logo quando o primeiro álbum estava sendo gravado, o adicionamos porque precisávamos dessa influência louca de liderança e de todo o seu conhecimento musical" Com a tinta ainda fresca nos diplomas do ensino médio, os membros da banda entraram no estúdio para gravar o que seria seu primeiro álbum, Sounding The Seventh Trumpet. Foi um caso contundente desde o primeiro dia - mas o esforço iniciou o efeito dominó que lançaria sua carreira. "Nós praticamente financiamos totalmente a gravação do nosso primeiro álbum por conta própria, apenas fazendo coisas miseráveis por um dia de trabalho", diz The Rev. "Essa gravação foi notada pelo proprietário da Hopeless Records, que se ofereceu para assinar conosco. Esse foi o primeiro passo, entrar no selo independente e lançar Waking The Fallen, que foi notado por todos os principais selos. E agora estamos na Warner Brothers". Com um contrato importante com a gravadora, veio uma grande gravação, City of Evil, de 2005. Gravado em Houston, o álbum gerou uma sólida exibição nas paradas, um contrato de licenciamento com a gigante de games Electronic Arts, um vídeo do diretor Wayne Isham e uma aparição na lista Guitar World dos 100 maiores álbuns de guitarra de todos os tempos. A popularidade do álbum e a turnê subsequente também criaram oportunidades diferentes das que a banda já havia esperado, levando o The Rev a um círculo completo com seus ídolos. "O maior show de destaque que já fizemos foi no Gibson Amphitheatre [em Los Angeles]", diz ele. "Esse foi um momento avassalador. Além disso, um grande momento foi: eu sempre acho que é realmente poderoso quando você está fazendo um movimento de preenchimento com uma mão com a baqueta, se você tocar o bumbo duplo constantemente ao mesmo tempo. A primeira vez que subimos ao palco com o Metallica. Ah, e conhecer muitos dos meus ídolos, como Vinnie Paul. Esses momentos são sempre muito gratificantes".

ENCONTRANDO UM GROOVE:
O tempo do Rev no estúdio durante o verão valeu a pena. Desde o primeiro estalo de sua caixa (bateria) e a primeira nota no piano, o novo álbum do Avenged Sevenfold tem um início. Conhecidos pela duração de suas músicas e por suas habilidades como músicos, os cinco membros da banda de hard rock / metal refinaram seu som, concentrando-o em uma duração média de cinco minutos, tornando-o mais compacto e funcional que o disco anterior. Na vanguarda está a bateria acrobática e intrincada de The Rev - uma ranhura de base sólida que atua como uma cola para todos os outros membros da banda. A mudança foi uma decisão consciente de parte da banda e uma extensão de seu estilo, derivada do feedback recebido em centenas de datas de turnês ao redor do mundo.  "Sim, há absolutamente uma orientação a mais", diz The Rev, "Acho que as pessoas vão gostar disso. Nós sempre gostamos muito de grooves que você quer bater a cabeça em toda a faixa, em vez de vagar em todas as direções diferentes e escrever músicas que soam como três músicas juntas. Neste álbum, cada música tem uma personalidade única e se mantém firme nesse ponto, mesmo que vacile dentro dos limites de cada música. Cada música vem de um ângulo diferente e de um lugar diferente, e atacamos a vibração dela com força total. Digamos que essa faixa, 'Critical Acclaim', seja apenas uma loucura do seu lado, tudo se apega a isso e não muda para algo que é completamente deixado em campo. " Quando se trata de uma analogia para a música dele e da banda, o The Rev simplifica: "Compacto, como um rolo compressor". Em nenhum lugar a experiência do Rev é mais evidente do que em "Almost Easy", um pedaço de três minutos e cinquenta e sete segundos capaz de energizar um foguete e tão grosso quanto a espuma "Barbasol" de seu pai (espuma de barbear). A estrutura da música é compacta e a banda está imersa nela mais do que nunca, enquanto o clímax é alcançado em um segmento no qual The Rev toca dois bumbos e o chimbal simultaneamente, criando uma ilusão visual e auditiva que faz parecer que ele tem pelo menos o dobro do número de armas. "Na ausência de uma definição melhor, eu chamo de 'coisa de bateria dupla', porque ninguém faz", explica ele. "É muito difícil poder ficar na peça sem poder olhar. Você não pode olhar em duas direções ao mesmo tempo. A mão direita naturalmente consegue encontrar seu prato, então eu tenho que olhar para a esquerda, então você também deve ser capaz de tocar o laço, para que se torne um pouco difícil - e é aí que você começa a parecer uma merda de um polvo. É fantástico. " Uma criatura das profundezas é exatamente como The Rev parece tocar sua configuração de três chutes e sete tons no meio da música, uma exibição tão estranha que até o empresário da banda fica animado ao falar sobre isso. "Você precisa ouvir isso, ele parece um polvo quando toca isso", diz Larry Jacobson, sorrindo enquanto a faixa toca. The Rev diz que a inspiração para esse truque veio de parte integrante de seu próprio estilo de bateria: seus pés com bumbo duplo. "Eu sempre acho que é realmente poderoso quando você está fazendo um movimento de preenchimento com uma mão com a baqueta, se você toca o bumbo duplo junto e constantemente, ele apenas aumenta o poder dele, e eu gosto de ir e voltar entre meus pratos, mantendo os padrões do bumbo duplo embaixo e anexando atacando o chimbal esquerdo ou direito ou o prato de condução, ao chute duplo ", diz ele. "No último álbum, às vezes eu andava de um lado para o outro entre o prato de condução e o chimbal e pensei: por que não fazer dois estalos e que o som seja o mais louco possível."

(DE) COMPOSIÇÃO:
Versado em tocar violão graças às lições informais do companheiro de banda Gates, The Rev contribuiu fortemente para escrever o novo álbum homônimo da banda. Enquanto seu antecessor, City Of Evil, foi escrito de forma "conglomerada", o The Rev diz que contribuiu com riffs de guitarra e até letras das 18 ou 19 músicas que ele lançou no estúdio. "Quatro das músicas que escrevi em todos os riffs, versos e refrões, todo mundo teve o mesmo nas outras músicas", diz ele. Perfeccionista auto-admitido, The Rev diz que a natureza compacta e trancada do novo som da banda é parcialmente o resultado de sua contínua concentração no desenvolvimento de suas habilidades de composição. "Eu tenho me concentrado mais em escolher os preenchimentos adequados e tentar ser o mais criativo possível com eles, não apenas o preenchimento típico de mão ou preenchimento de mãos e pés, mas incorporando todos os quatro membros e usando a hélice* e todos os acessórios que tenho no kit. Coisas que se encaixam em cada riff individual. Em vez de tocar o mais rápido possível o tempo todo, sempre que possível - apesar de haver muitas coisas incrivelmente rápidas e eu me esforçar quando é necessário - mas quando isso não acontece, tenho muito orgulho em encontrar a parte perfeita para o momento, a circunstância específica ". (*Hélice: Protótipo de Chimbal da Sabian em forma de hélice do kit 10" Chopper, usado por Rev e outros bateristas como Mike Portnoy e Rodney Howard, da banda da Avril Lavigne).

The Rev diz que recolheu idéias ao vasculhar rolos de demos da banda, extraindo momentos que ele gostava e expandindo-os. Tentar novos efeitos sonoros também se mostrou benéfico. "Eu escrevo todas as partes até que fique o mais perfeito possível", diz ele. "Uma abordagem que adotei neste álbum foi definitivamente tocar mais as músicas e pegar as coisas que eu mais gostava e desenvolvê-las. Além de incorporar diferentes aspectos percussivos, eu também mudava o tom em certas músicas e tocava padrões entre o Chimbal direito e os Rototons* em uma das músicas. " (Rototom é um tambor que não tem casca e é afinado por rotação. Consiste em uma única cabeça em uma estrutura de zinco ou alumínio fundida).

Um fã de longa data do gênio do Oingo Boingo, Danny Elfman - "ele é praticamente meu herói musical" - The Rev escreveu grande parte de sua contribuição criativa no piano e usou o processo como uma oportunidade de tocar e homenagear o legado de seu ídolo ao chamar pra colaborar na música "A Little Piece Of Heaven" um dos ex-membros do Oingo Boingo, o tecladista Marc Mann e o guitarrista Steve Bartek (o último produz partituras de Elfman). "É uma música muito interessante, louca e de Halloween que escrevemos que possivelmente, quase certamente, estará no disco", diz The Rev. "Definitivamente divertido para qualquer um ouvir - uma boa razão para colocar ali mesmo no álbum." No entanto, oferecer as melhores idéias para seus colegas de banda é o que une a maioria das músicas, diz The Rev. "A maioria das melhores músicas que temos é onde todos colocam suas melhores partes e todos clicam, existe uma confiança lá, existe uma abertura, não há insegurança, apenas escrevemos o que queremos e seremos os primeiros a dizer: 'Nah, esse tipo de riff é uma merda' ou 'Isso é incrível' ".

O Rev diz que realmente ficou surpreso com a qualidade das contribuições de alguns de seus colegas de banda, incluindo a profundidade de alguns dos conteúdos líricos. "Matt [M. Shadows] me chocou com algumas das faixas ", diz ele. "Ao me envolver com as músicas, fiquei surpreso por ter ficado tão emocionado com isso ou tão entusiasmado com isso." No geral, The Rev diz que o som do álbum reflete o crescimento da banda nos últimos dois anos - uma prova de sua tenacidade. "Nós apenas progredimos naturalmente como seres humanos", diz ele. "Nunca tentamos fazer o mesmo álbum duas vezes e acho realmente decepcionante toda vez que compro um álbum e é uma paródia do álbum anterior. Você pode definitivamente esperar coisas novas. No geral, é dez vezes melhor do que o álbum. "

PASSAPORTE À POPULARIDADE:
O vocalista do Red Hot Chili Peppers, Anthony Kiedis, declarou certa vez que uma coisa que aprendeu como músico de rock é que, se havia algo para gastar, eram nas viagens. Agora um veterano de turnês mundiais, The Rev diz que antecipa a turnê nos EUA que seguirá o lançamento do novo álbum em outubro - e a excursão de final de verão à Ásia que o antecede.

"Eu amo isso; Eu vivo por isso ", ele diz. "Eu nunca fui capaz de ficar em um só lugar e gosto da emoção de sair por aí e tocar ao vivo e de todo o estilo de vida que o acompanha. Eu gosto de festejar quando é a hora certa, assim como todos nós, acredito. Estar em novos países toda semana é simplesmente incrível quando você aprecia a cultura estrangeira. Quando vamos a outros países, sempre garantimos alguns dias entre os shows e conseguimos ver os lugares que queremos ver. É perfeito - você está de férias e está trabalhando também. Estou obcecado em ver o máximo possível do mundo. "

Mas turnê é tanto trabalho quanto diversão. A colagem de tatuagens do Rev esconde o bruto por trás da beleza, e ele não faz concessões quando se trata de se preparar antes de um show, aquecendo as mãos por "cinco minutos, dois minutos" e fazendo alongamentos para "deixar o sangue fluindo". Os primeiros shows são sempre difíceis - eu jogo bolas com as mãos há 16 anos ", diz ele. "Mas é melhor jogar, relaxar o dia todo e deixar os músculos descansarem e depois dar o máximo no dia seguinte". Mas, por mais meticuloso que seja enquanto compõe, ou toca, ou mesmo discute os pontos mais delicados da teoria musical, The Rev continua tentando minimizar sua reputação como roqueiro festeiro na linha de Axl Rose ou Sebastian Bach - apesar de ter saído por uma noite na cidade com seu par em Praga. "Algumas coisas explodem sobre nós; sempre há um exagero por aí ", diz ele. "Estamos praticamente relaxados, fazendo negócios o dia todo e depois relaxamos após o show à noite. Neste ponto, estamos focados principalmente em nossa arte, indo lá e nos conectando com o maior número possível de pessoas, porque essa é a coisa realmente gratificante. Tivemos nossos momentos selvagens e desenfreados no passado, e eles foram divulgados, e gostamos de nos divertir sempre que podemos, mas principalmente a música é o foco hoje em dia. "

ACESSO AO EXCESSO:
À medida que o hard rock tradicional continua deslizando pelas paradas - junto com outros estilos, é claro - o Avenged Sevenfold está reunindo sua energia em torno do conceito de "cauda longa", termo cunhado em 2004 pelo editor-chefe da Wired, Chris Anderson, que sugere foco menos no volume de vendas e mais na longevidade da carreira. Enquanto o Avenged Sevenfold se aproxima da data de lançamento de seu novo álbum, The Rev diz que a banda reconhece que seu público principal em constante expansão ainda é o combustível que incendeia a chama da banda. "Todas as vendas de CD estão decaindo, então não é como se o rock tivesse um problema", diz ele. "Bandas de metal e rock como nós estão subindo, porque não confiamos tanto nas vendas de CDs nem nas rádios para a longevidade de nossa carreira. O tipo de música que tocamos, temos fãs que são veteranos, assim como sou fã das minhas bandas favoritas. Sempre foi como um impulso subterrâneo. Há apenas algo sobre o tipo de música. Nós só queremos chegar às pessoas que querem fazer parte desse público principal. Queremos tirar uma vida disso, entende?"

São esses "veteranos" que mantêm a banda fundamentada e sua visão focada, diz The Rev. "Sinto-me orgulhoso e comovido toda vez que vejo alguém com uma nova tatuagem do Avenged Sevenfold e agora sempre me certifico de que eles tenham uma para me mostrar. Um dos aspectos principais de tudo isso é o show no palco, as fotos que vemos de nós, a musicalidade ... Isso faz você se sentir envolvido em algo grande e significativo. É algo que significa muito para mim quando alguém tatua algo sobre você no corpo. É mais significativo do que ouvir uma música pop no rádio ".

Parte desse significado é a imagem da banda. De acordo com o The Rev, a maneira como a banda se veste e a maneira como ele e seus colegas de banda se portam é uma verdadeira manifestação de suas personalidades - não um ato. A tinta é real e os piercings são legítimos; através da entrevista, ele se refere a seus colegas de banda de forma intercambiável por seu desenvolvimento nos palcos e seus nomes. "É honesto", diz ele, "e essa honestidade é o que você tem em comum com um fã. "Um dos principais aspectos disso é o espetáculo no palco, as fotos que você vê de nós, a musicalidade e tudo o que entra nas canções e nas músicas que tocamos", diz ele. "É tudo muito real e nada disso é inventado de nenhuma maneira, ou forma, e acho que muitos de nossos fãs podem ver e sentir isso. Quando vejo isso em outros artistas, é muito mais atraente para mim, e quero segui-lo e fazer parte disso. "

Fazer parte disso é o que mantém o ônibus do Avenged Sevenfold rolando - esse sentimento nunca ficou mais evidente para o The Rev do que quando ele analisou as imagens da última turnê mundial da banda, um passeio de meses documentado no recente lançamento de seu primeiro DVD ao vivo, "All Excess". Mas a banda também reconhece o caminho que já percorreu e ainda não teve nenhum momento de "Some Kind Of Monster" (Documentário de 2004 do Metallica), diz ele. "Esses clipes fazem com que eu e todos nós nos sintamos muito bem com a jornada que fizemos para chegar a esse ponto", diz ele. "Os fãs que o acompanharam. Passar de tocar nos bastidores de um bar a um show para 80.000 pessoas - é uma loucura que continuará. Como a maioria das bandas, somos uma família, então família antes da banda. Se terminarmos amanhã, ainda seremos amigos. "


Kit de Bateria:




The Rev era patrocinado pela DW, Evans, Promark e Sabian.

Sua bateria era composta por: Uma DW com 3 bumbos 22" x 18" (um dos quais The Rev não usava);um tom 8" x 5", um tom 8" x 7", um tom 10" x 8", um tom 12" x 9", um tom 14" x 11", um tom 16" x 14", um tom 18" x 16" (todos montados em um "DW Super Rack"); dois pedais simples DW 9000; um contratempo Sabian AAX X-Celerator de 14"; Um prato de ataque Sabian AA Metal-X de 18"; um prato de ataque Sabian AAX de 19"; dois chinas Sabian AAX de 19"; dois pratos de condução Sabian AAX de 22"; um splash Sabian AAX de 10"; um chopper Sabian de 8" ;um splash Sabian AAX Max de 11" ;um mini-china Sabian HH de 12" e baquetas Pro-Mark AA Metal X CR.





LINK ORIGINAL AQUI.